Pular para o conteúdo principal

16. Reforma Íntima Sem Martírio, Psicografia de Ermance Dufaux

"Existem mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia." Shakespeare.

Esta citação de Shakespeare define exatamente a sensação que tive ao terminar de ler este livro. Leitura muito rica, engrandecedora, desafiadora no quesito pessoal. Um convite a aprender que é possível uma reforma íntima sem martírio, mas confesso que fiquei um pouco frustrada ao perceber o quanto não sei, o quanto meu caminho é longo em termos de aprendizado, bem como perceber o quanto é difícil e moroso modificar-nos, quebrando paradigmas, modificando hábitos, certos vícios de comportamento e repetições. 
Pressa de mudança? Assim eu estava, mas não é necessário, aliás nem bom é. Então, a mudança é possível, mas deve ser feita com serenidade, respeitando nosso próprio tempo, porém com consciência, disciplina e principalmente muita vontade.

Livro de cabeceira, merece ser lido, relido e relido. 
"Vemos, frequentemente, pessoas preocupadas com o mal que o outro pode lhe fazer, temerosas com olhos gordos que lhes fundem fantasias místicas e sentimentos inferiores em relação a alguém, entretanto, ignoram que seu grande inimigo, seu grande oponente são elas mesmas, por meio de comportamentos pelos quais atraem o mal para si mesmas. Somos sempre os únicos responsáveis por nós."

"O homem na Terra encontra-se tão habituado a denegrir o outro que não é capaz de avaliar o mal que faz a si mesmo com essa atitude. No entanto, na medida em que busca sua transformação, afeiçoa-se a conduzir sua palavra mais nobremente em relação ao próximo e a tudo que o cerca." 
São tantas citações importantes e interessantes que eu colocaria o livro inteiro aqui. Mas, para mantê-los estimulados a ler o livro todo, colocarei apenas mais algumas:


"O melhor e mais ajustado sentido para o trabalho interior de melhoria pode ser compreendido como a conquista da consciência de si mesmo, a aquisição do patrimônio da divindade que dormita no imo de nós próprios desde os primórdios da criação. Menos que vencer as sombras interiores, o desafio da reforma espiritual requer a capacidade de criar o bem em nós pela fixação dos valores novos." 
"O mal será transformado em bem por seus opostos. O medo será renovado aprendendo a exercer coragem, a inveja sofrerá mutação pelo exercício da abnegação, a avareza será metamorfoseada à medica que nos habilitarmos ao exercício do desprendimento, a irritação será convertida pela aquisição da serenidade."
"Evitemos conceber mudança interior sob enfoque restrito de repressão. Medo contido pode ser trauma para o futuro; inveja reprimida pode salientar-se como frustração somatizada; avareza apenas dominada pode caminhar para o desânimo; irritação somente controlada pode caminhar para a raiva."

Devo e quero reler este livro dezenas de vezes!




NO FORNO: A Cabana, William P. Young


NO FORNINHO: Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3. Vendo sem Enxergar, de Maurício de Sousa

Hoje, temos a participação ilustre do meu pequeno que está adorando a ideia de postar comentários sobre seus livros! Nada melhor que saber da opinião das crianças! Então, abaixo segue seu texto original, com algumas pequenas correções feitas pela mamãe aqui.   Resenha (por Meu Pequeno): "É uma história sobre 2 meninos chamados Zé e Tonico passeando. O André é cego mas ele usa os outros sentidos. Ele ouve um monte de coisas e sente também, em um passeio. No caminho, voltando para casa, Tonico teve mais sentimentos e explicou como sentia tudo aquilo ao Zé." História linda e inspiradora! O menino cego, através de todos os seus outros 4 sentidos, aprende a perceber tudo ao seu redor, muito melhor do que o menino que tem os 5 sentidos perfeitos! E durante o percurso para casa vai falando sobre o céu azul, a quantidade de flores no caminho (mesmo sem tocá-las), a cor das flores, entre outras coisas mais incríveis! Lendo, despertou a curiosidade do meu pequeno: "Como ele

33. HELP! Me Eduque, Rossandro Klinjey

Este é o segundo livro que leio do Rossandro Klinjey de uma série de três e, como imaginava, é excelente!  Acredito que todos nós somos educadores, sendo pais ou não. Estamos educando, ou dando exemplos, o tempo todo à todos que convivem conosco ou que por um acaso cruzem nosso caminho, nem que seja por um instante apenas. Por exemplo, aquela pessoa que fecha você no trânsito e, ao invés de ir atrás e fazer o mesmo, ou abrir os vidros e xingar até os antepassados dele(a), você simplesmente pensa: "Este deve estar com pressa por algum motivo importante... vá com Deus, bem longe de mim!" :-) e continua seu caminho tranquilamente. De certa forma, deu exemplo, logo educou. Em algum momento mais calmo, talvez, aquele sujeito (a) vá se lembrar deste exemplo e talvez repetí-lo. Ou aquela pessoa que entra no elevador e sequer diz um "bom dia", e você cumprimenta mesmo assim, mesmo que seja ignorado (a) e, tampouco fica irritado. Também, acredito que, em algum momento, aq

18. A Cabana, William P. Young

                                                                                      O livro ma is poderoso que já li! Livro que virou filme.  Não entendo como não ouvi falar dele antes do lançamento do filme. E, quando soube, pela recomendação que recebi, logo fui ao cinema ver. Me debulhei em lágrimas do início ao fim, encontrando nele, semelhança com minha vida, minhas pessoas, meus sentimentos e relacionamentos, a carapaça serviu e, pelo visto, serviu à todos que ali estavam.  Como nunca ouvi falar deste livro?? Não sei, mas imagino que, deve ter chegado em minha vida, pelo ótimo momento de minha busca incessante, árdua e cansativa ao amadurecimento.   Sendo fatos reais ou não, não faz a menor diferença, porque é real para cada um de nós. Quanta inspiração nele!  Escrito pelos Deuses, só pode ser.  Um livro muito mais que de cabeceira, um livro para andar debaixo do braço. Seguem algumas transcrições profundamente valiosas. Pense em cada uma e se inspire nelas para